terça-feira, 21 de maio de 2013

Sopa de Feijão e Legumes

 
Esta é uma das sopas tradicionais portuguesas. As ervas secas, o louro e o alho conferem-lhe um aroma mediterrânico muito agradável...

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de feijão branco seco
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas finamente
- 4 dentes de alho picados finamente

- alho francês às rodelas
 - 2 cenouras cortadas em rodelas finas
- 1,2 l de água
- 1/4 colher (sopa) de tomilho seco
- 1/4 colher (sopa) de orégãos secos
- 1 folha de louro
- 125 g de couve portuguesa ou espinafres cortados em tiras finas
- sal q.b.

Preparação

Demolhar o feijão num grande volume de água durante 6 horas ou de um dia para o outro. Lavar antes o feijão e depois usar a mesma água em que esteve demolhado para cozinhar. Escorrer o feijão e colocá-lo num tacho. Cobrir com água e levar a ferver. Deixar borbulhar por 10 minutos. Escorrer, lavar sob água fria corrente e escorrer de novo. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar as cebolas picadas por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar os alhos picados, as rodelas de alho francês e as rodelas de cenoura. Refogar por mais 2 minutos.

Adicionar a água, o feijão, o tomilho, os orégãos e a folha de louro. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir e cozinhar em lume brando por 1h15, ou até o feijão ficar macio. Temperar com sal.

Desligar o lume e deixar amornar ligeiramente. Remover a folha de louro. Retirar o equivalente de 2 chávenas de chá (250 ml) e transferir para o copo do liquidificador ou da varinha mágica. Triturar até obter um creme e voltar a colocar este na sopa. Envolver.

Colocar novamente a sopa ao lume. Juntar as verduras e cozinhar por mais 10-15 minutos ou até estas se apresentarem cozidas. Retificar os temperos e distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Servir de seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...